sábado, 6 de julho de 2013

LUCIDEZ E CONHECIMENTO!!!

Seda e aço

Paulo Nogueira Batista Jr.
Aqui nos Estados Unidos, comentaristas de TV referiram-se à “estratégia de seda e aço” da seleção na vitória sobre a Espanha. Nada mais justo, nada mais verdadeiro. Essa combinação insólita de atributos opostos e até contraditórios – arte e força, criatividade e ordem, sutileza e garra – foi a marca da seleção na partida extraordinária contra “o melhor time do mundo”. A Espanha pode bem ser, não nego, o melhor time do mundo, mas verdade seja dita: não viu a cor da bola naquele dia.
Mas não era de futebol que queria falar hoje, e sim da situação política. Eis o que queria dizer: o Brasil inteiro precisa de uma “estratégia de seda e aço”. A comparação é totalmente admissível: afinal, como dizia Nélson Rodrigues, a seleção é a pátria de calção e chuteiras, dando botinadas em todas as direções.
Os elementos dessa estratégia já estão aí. As manifestações de massa devem ser vistas, acredito, como mais um sintoma da vitalidade do país. Os políticos ficaram inseguros, e com razão. E as elites econômicas, é claro, não gostam de ver o povo, nem mesmo a classe média, nas ruas. Quando a massa foi para a rua, a turma da bufunfa rilhava os dentes de pânico.
Mas a presidente Dilma mostrou-se disposta a ouvir e dialogar com os manifestantes. Fez bem de apresentar propostas e, no meu entender, acertou ao colocar o foco na reforma política.
Há duas semanas escrevi, nesta coluna, que as manifestações eram um sinal de crise da democracia representativa em que o mercado domesticou a urna e a política foi colonizada pelo dinheiro. Ainda que os manifestantes não o digam dessa maneira, parece claro que muitos dos problemas que motivam a sua insatisfação – corrupção endêmica, crônica deficiência dos serviços públicos de transporte, educação e saúde – dificilmente serão resolvidos nos marcos do atual sistema político.
Na mensagem que enviou aos presidentes da Câmara e do Senado, a presidente Dilma lançou temas que poderiam, e deveriam, constar de uma consulta popular: financiamento das campanhas, voto proporcional ou distrital, suplentes no Senado Federal, voto secreto no parlamento. Outras questões podem ser incluídas, notadamente a seguinte: deve continuar ou não o direito à reeleição de presidentes, governadores e prefeitos? Não sei se haverá tempo hábil para modificar as regras para as eleições de 2014, mas vale a pena lançar o processo agora com vistas a 2016.
O financiamento das campanhas, por exemplo, é o canal de que se vale o dinheiro para desvirtuar e deturpar as eleições e os processos decisórios. Essa é uma grande, e talvez a principal, fonte da corrupção contra a qual os manifestantes se insurgem.
Muitos querem impedir o plebiscito. Seda e aço neles!"

O POVO NÃO É BOBO, ABAIXO A REDE GLOBO!!!

Como Capone, a Globo pode cair por um
“crime “menor”: o de sonegar imposto

5 de Jul de 2013 | 23:32
Depois da Folha, a notícia da sonegação de impostos da Globo na negociação do imposto devido no negócio da aquisição dos direitos de transmissão da Copa de 2002 chegou à TV, com a reportagem exibida no Jornal da Record desta sexta-feira, que reproduzo no final do post.
Mais um mérito do caro amigo Miguel do Rosário, com seu blog O Cafezinho – amanhã tenho ótimas notícias sobre isso – que obteve a informação e, o mais importante, teve a coragem de publicá-la.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

FRASES

"...acho que sei o que pensar do terrorismo da mídia contra o governo..."
Flávio Gomes

"E o Alckmin? Ontem, em São Paulo, houve duas manifestações: no Roubágio e no Rouboanel! Rarará!"
"E não aguento mais a Globo cobrindo protesto por via aérea. Tá me dando vertigem!"
"E atenção! Eu também quero os mensaleiros presos. Os petistas e os tucanos de Minas. Todos! Xadrez apartidário!"
José Simão, na FSP

QUANDO EU DIGO QUE "NÃO TEM FREIRA NA ZONA", TEM GENTE QUE NÃO ENTENDE...

Dr. Barbosa não dominou muito bem o fato

5 de Jul de 2013 | 11:17
O Ministro Joaquim Barbosa não pode ser crucificado antes que tenha o direito de explicar as informações – que explodiram na rede, mas não nos jornais impressos, hoje.
Sua Excelência talvez não tivesse o domínio do fato, ou das consequências do fato, de usar uma passagem paga com o dinheiro público para um final de semana no Rio. Talvez isso seja legal, afinal de contas.
Igualmente, o Dr. Barbosa pode não ter se dado conta de que assistir o jogo no camarote dos globais Luciano Huck e Angélica -será que era pessoal ou da emissora? – possa ser compreendido como uma intimidade pouco recomendável ao presidente de um Poder da República, ainda mais quando este dá lições – justas – de austeridade a torto e a direito.

VAMOS RIR?

O Brog do Zé recomenda:
http://www.filhotedepombo.com/2012/12/pessoas-idiotas-coisas-estupidas-18-gifs.html 

quarta-feira, 3 de julho de 2013

DO BLOG DO FLAVIO GOMES - http://flaviogomes.warmup.com.br/

GIRA MONDO, GIRA

quebelonarizSÃO PAULO (só sei que) – Não sei o que pensar do golpe de Estado no Egito. O povo derrubou Mubarak, elegeu Morsi, agora derruba Morsi com apoio do Exército.
Não sei o que pensar dos milhões que estão comemorando nas ruas, na praça Tahrir, em Alexandria, no Delta do Nilo. Não sei o que pensar dos faraós e de Cleópatra, exceto que ela tinha um belo nariz.
Não sei o que pensar do plebiscito, mas sei que se vão reformar algo podiam reformar geral, acabar com benefícios para todos os integrantes do Executivo, do Judiciário e do Legislativo, carros, salários extras, jetons, auxílio-moradia, verba para isso, verba para aquilo.

MEUS DIREITOS, MEUS DEVERES E OS BANHEIROS DO AEROPORTO DE BRASÍLIA

Minha muié me pediu para escrever algo sobre o banheiro do Aeroporto de Brasília, já dentro das salas de embarque.
Em dois dos reservados nos quais ela entrou, o produto do "serviço" das pessoas que os usaram, estava em exposição.
Obviamente que ela estava em um banheiro feminino, frequentado, obviamente, por mulheres, das quais, naturalmente se espera um conceito e uma prática de higiene e limpeza superior ao dos homens. Não é assim?
Não! Não é!!!
Confesso que usei os banheiros no mesmo aeroporto e existia um Senhor que entrava em todos os banheiros, após seus usuários saírem e dava uma revisada básica. Estavam muito limpinhos. Não sei se estariam sem essa providência.
Há muita coisa de errada neste país e, tendo-se foco e correta noção do que se está fazendo, nada mais justo que se reivindique qualquer coisa.
O que me preocupa - e muito - são as pessoas que não sabem bem o que estão fazendo ou mesmo, apenas reivindicam "meus direitos", sem se preocupar minimamente com seus deveres, mesmo os mais básicos, como dar uma descargazinha na privada de um banheiro.

ESSES ARGENTINOS...

Um brasileiro entra na policia em plena Caxias do Sul e dirige-se ao xerife: - Vim entregar-me. Cometi um crime e desde então não consigo viver em paz. - Meu senhor, as leis aqui são muito severas e são cumpridas e se o senhor é mesmo culpado não haverá apelação nem dor de consciência que o livre da cadeia. - Atropelei um argentino na estrada ao sul de Caxias. - Ora meu amigo, como o senhor pode se culpar se estes argentinos atravessam as ruas e as estradas a todo o momento? - Mas ele estava no acostamento. - Se estava no acostamento é porque queria atravessar, se não fosse o senhor seria outro qualquer. - Mas não tive nem a hombridade de avisar a família daquele homem, sou um crápula! - Meu amigo, se o senhor tivesse avisado haveria manifestação, repúdio popular, passeata, repressão, pancadaria e morreria muito mais gente, acho o senhor um paci fista, merece uma estátua. - Eu enterrei o pobre homem ali mesmo, na beira da estrada. - O senhor é um grande humanista, enterrar um argentino, é um benfeitor, outro qualquer o abandonaria ali mesmo para ser comido por urubus e outros animais, provavelmente até hienas. - Mas enquanto eu o enterrava, ele gritava : Estoy vivo, estoy vivo!! - Tudo mentira, esses argentinos mentem muito!

SOMENTE NA MIDIA ESTRANGEIRA ISTO É PERMITIDO

Eu acho que falta muito ainda, mas, parece um bom começo...

domingo, 30 de junho de 2013