segunda-feira, 2 de setembro de 2013

OS MÉDICOS, AS MASSAS E OS "NEOBOBOS"!

EDITORIAL (hehe!!) 29/08/2013

Sem dúvida, foi difícil entender esse "movimento" dos médicos brasileiros em suas manifestações contra o programa do Governo Federal, o "MAIS MÉDICOS".
Vi, li e ouvi tudo o que eu pude para chegar a conclusão que tentarei explicitar.
Quase invariavelmente, os médicos que foram fotografados e filmados eram extremamente jovens. Também, não me lembro de ver gente que não se aproximasse muito do estereótipo do "louro de olhos azuis", bem nascidos, bem vestidos, até, por que não, bem ensaiados.
Me perguntava onde poderiam ser esses "médicos", formados ou não, prejudicados com a vinda de estrangeiros que não lhes tirariam lugar, emprego, muito menos, lhes incomodariam com a simples presença, pois foram contratados para irem a lugares aos quais os brasileiros não querem, de jeito e por dinheiro nenhum ir!
Como explicar atos que beiraram a violência física, se aproximaram da xenofobia, passando por uma boa dose de racismo?
O que movia esses "profissionais" nessa direção, para dizer o mínimo, irracional?
Todos os argumentos que usaram foram caindo por terra, restando finalmente o de uma pretensa "escravidão", ou regime análogo (só para usar um termozinho técnico).
Esse, sem dúvida, utilizado por gente que realmente não sabe como é o sistema de trabalho desses médicos em seu país de origem. E me refiro exclusivamente aos Cubanos.
São contratados para trabalhar em seu país, recebendo salário que se paga por lá e, eventualmente, convocados por seu empregador, para prestar serviços em outros países, ganhando para isso gratificações.
Assim, já existem ou existiram médicos Cubanos em 69 países!
Estarão trabalhando no Brasil, porém, são contratados do governo Cubano e, para cá vieram por convênio firmado com a OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde, subordinada a Organização Mundial da Saúde.
Não serão contratados pelo governo Brasileiro diretamente, mas apenas prestarão serviço em território Brasileiro.
Só para que fique bem claro, isso já aconteceu aqui no Brasil e, naquela ocasião, inclusive durante o (des)governo fhc, recebiam seus salários e enviavam a Cuba o que constava em seus contratos de trabalho que deveriam fazer.
Andaram nossos mediquinhos (e aqui é um termo carinhoso para as crianças das fotos) fazendo coro aos dirigentes de suas associações, sindicatos e federação, dizendo que os médicos não teriam gabarito, estariam despreparados...
Quanta bobagem, meninos.
Eles, novamente me refiro aos Cubanos, alvo das maiores manifestações contrárias, tem em média 16 anos de experiência e já prestaram serviço em muitos países, inclusive alguns com nossas características, de sub tropicalismo.
Não me restou outra hipótese então, sobre essas manifestações dos meninos e seus "mentores", a não ser a de que eles estão sendo usados apenas por grupos políticos de oposição (aqui) e seus leais sócios, a mídia (aqui) e as associações de classe (exemplo aqui).
Algum dia eles verão como foram usados e, com isso, se fizeram desvalorizados e até mesmo odiados por boa parte da população!
São jovens. Espero que aprendam.
Mas, que foram MASSA DE MANOBRA, disso não resta, pelo menos para mim, a menor dúvida.
É isso!
Beijim´s

Nenhum comentário:

Postar um comentário