sexta-feira, 4 de julho de 2014

POIS É... MAIS UMA GRITANTE DEMONSTRAÇÃO DA "ISENÇÃO" E DA ISONOMIA DE TRATAMENTO DA MÍDIA NACIONAL!!!

Antes do post em si, eu tive a curiosidade de ir ao "google" e, copiei a página 1 com  notícias sobre o acidente do monotrilho em São Paulo, que vitimou um operário.
  1. www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/06/1467458-viga-de...   Em cache
    ... do Monotrilho caiu na região do Campo Belo, zona sul de São Pauloe matou um ... de viga mata um em obra do Monotrilho, ... Folha de S.Paulo.
  2. www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=329708
    Viga de obra do Monotrilho cai e mata ... caiu na região do Campo Belo, zona sul deSão Pauloe matou um ... Folha da Região de ...
  3. www.agora.uol.com.br/saopaulo/2014/06/1467766-viga-de...   Em cache
    Uma viga de 90 toneladas da obra do monotrilho da linha 17-ouro do metrô caiu e ...Folha de S.Paulo ... O Metrô de São Paulo disse em nota que lamenta ...
  4. noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2014/06/...   Em cache
    Viga de obra do Monotrilho desaba e mata uma ... Segundo informações da Folha deS.Paulo, ... na zona Sul de São PauloEm nota, o Metrô lamentou o acidente e ...
  5. www.otempo.com.br/capa/brasil/viga-de-obra-do-monotrilho...   Em cache
    Viga de obra do Monotrilho cai e mata um ... desaba por peso de ... caiu na região doCampo Belo, zona sul de São Pauloe matou um ...
  6. noticias.r7.com/sao-paulo/fotos/operario-morre-em-obra...   Em cache
    ... após uma viga cair em um canteiro de obras do ... cair em um canteiro de obras domonotrilho, ... quatro estações na Grande São Paulo até ...
  7. www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/11/1369810-risco-de...   Em cache
    O bloqueio ocorreu por causa do risco de uma viga das obras do monotrilho da linha 17 ... Morumbi e a estação São Paulo ... Folha de S.Paulo.
  8. www.otempo.com.br/capa/brasil/viga-de-obra-do-monotrilho...   Em cache
    Viga de obra do monotrilho de São Paulo cai e mata um ... Laje de shopping emobras desaba em ... Viga de obra do monotrilho de São Paulo cai e mata ...
Chegaria a ser engraçado, não fosse, além do acidente, a trágica forma como a imprensa paulista protege o Alckmin. Igualmente, os jornais de Minas fazem a mesma coisa com o Aécio!!! Legal, né?
Confira a "imprensa" de Minas:
Jornais Online do Estado de Minas Gerais - Cidade: Belo Horizonte
Estado de Minas 
Jornal Estado de Minas - Um jornal bem atualizado tratando sobre política, esportes, economia e muito mais. Notícias de Belo Horizonte - MG, do Brasil e do Mundo, Jornal Mineiro.
Diário da Tarde
Diário da Tarde - Notícias e Informações de Belo Horizonte, Minas Gerais, do Brasil e do Mundo. Economia, política, esportes, atualidades, e muito mais.
Hoje em Dia
Jornal Hoje em Dia - Política, notícias, esportes, polícia, informação e tudo a respeito do estado de Minas Gerais e do Brasil.
O Tempo
O Tempo - A versão eletrônica das notícias atualizadas diariamente, de BH, Minas Gerais, do Brasil e do Mundo. Política, economia, esportes, cultura, moda e informação.
Diário do Comercio
Diário do Comércio - Jornal online com notícias atualizadas constantemente. Informações de Belo Horizonte - MG.
Jornal Pampulha
Jornal Pampulha - Economia, política, turismo, cultura, entretenimento. Portal de notícias de Belho Horizonte em Minas Gerais - BR.
Capital de Minas
Jornal Capital de Minas Online - Informação, política, economica, esportiva e as últimas notícias de BH, capital de Minas Gerais.
O Debate
Jornal O Debate - Política, economia, notícias, esportes, polícia, informação e tudo a respeito do estado de Minas Gerais, região sudeste do Brasil.
Agora, finalmente, o post com o tratamento isento e isonômico da Grande imprensa nacional:
http://tijolaco.com.br/blog/?p=18889 

Politicagem mórbida: viaduto de BH era da ‘obra da Copa’.E a viga do monotrilho que matou 1 em SP, não?

colagemjornais
Jornalismo não briga com fatos.
Mas também não noticia seletivamente fatos.
Há menos de um mês, caiu uma viga da obra do monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô paulista, próxima ao Aeroporto de Congonhas, e matou uma pessoa.
O monotrilho, que fará a ligação entre o aeroporto de Congonhas e a rede de trens metropolitanos da capital paulista, era, como está noticiado em uma velha matéria do UOL, ” a única obra de responsabilidade do governo do Estado de São Paulo que consta na Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo”.
É preciso ver em textos antigos, porque, quando do acidente, isso não foi dito ou escrito pela mídia.
Ontem caiu o viaduto Guararapes, obra da prefeitura de Belo Horizonte igualmente parte da Matriz de responsabilidade, matando duas pessoas.
Duas tragédias dolorosas, que mataram seres humanos como eu ou você e que resultaram de erros técnicos incompatíveis com as boas práticas da engenharia, pois ambas estavam em construção, sem desgastes ou acidentes de origem externa.
Pelo que, é claro, ambas são notícia, e notícia importante.
A questão jornalística é: porque o viaduto era da Copa e isso é agitado nas manchetes e o monotrilho “não era da Copa” – uma vez que é igualmente parte das obras para as quais o Governo Federal deu recursos aos governos locais?
tela2Se a queda do viaduto mineiro é manchete, porque a viga paulista foi apenas um tímido registro nos jornais de São Paulo?
Nem no Estadão, que você vê lá em cima, nem na Folha, que reproduzo ao lado. A Folha, aliás, publica a reportagem do desastre no caderno de política.
Ambas mataram pessoas. E em número bem parecido: duas ontem, uma há um mês.
Mas uma é associada a Geraldo Alckmin, estrela do tucanato e peça-chave da eleição e a outra nem vai ser tanto a Márcio Lacerda, um burocrata insípido que – embora filiado ao PSB  de Eduardo Campos e cabo eleitoral declarado de Aécio Neves – é nacionalmente desconhecido.
Assim, o monotrilho é obra de Alckmin e o viaduto é “obra da Copa” e, claro, daquela senhora que é responsável por tudo o que acontece na Copa ou em suas obras.
Embora, em nenhum dos dois casos, nem mesmo se possa suspeitar de pressões indevidas para que as obras fossem feitas de forma acelerada e imprudente, porque não seriam mesmo utilizadas na Copa, como é obvio.
Por isso, a politicagem dos jornais brasileiros, sempre asquerosa, adquire aqui tons de morbidez.
A responsabilidade pelos dois eventos é dos responsáveis pelo projeto e execução, das empresas construtoras e dos contratantes das obras, o Governo de São Paulo e a Prefeitura de Belo Horizonte, simples assim. Nas placas das obras, aliás, há os nomes dos responsáveis técnicos, que num caso ou em outro não foram sequer procurados.
E o pior, para a minha profissão, é que a imensa maioria dos jovens profissionais de imprensa, que “se acham”, nem sequer percebem o óbvio.
Obra de engenharia cai porque é mal projetada ou mal-feita. Ou mal fiscalizada.
Não porque é “da Copa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário