quarta-feira, 24 de julho de 2013

ENTÃO!!! SERÁ MESMO A MÍDIA "TENDENCIOSA"?



Eu não tenho a menor dúvida, porém, gente muito esperta parece não acreditar.
Então, vamos pegar o exemplo da criação de empregos no Brasil, mensalmente divulgada pelo CAGED.
Ontem já fiz dois "postzinhos" -veja aqui e aqui - em um comparativo de uma mesma notícia dada por um blog de "centro esquerda" e pelo UOL, a meu ver, "oposição de direita".
Agora, peço licença para mostrar como o UOL e só o UOL, noticiou o fato (criação de empregos) ao longo do 1o. semestre de 2012:
Criação de empregos cai 48,4% em maio, segundo Caged.
Caiu, então, é simplesmente apontado o fato de que caiu!

Criação de empregos diminui 9,25% em abril, mostra Caged.

De novo, caiu, manchete simplezinha: diminuiu e pronto!

Criação de empregos com carteira assinada sobe no mês, mas cai 9% no ano.

Pronto: aqui, pelo menos dizem que subiu, mas colocam o indefectível "mas", quando a notícia é boa para o governo!
Brasil abre 112 mil vagas com carteira assinada em março, segundo Caged
O Brasil registrou abertura de 112.450 vagas com carteira assinada em março, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta quarta-feira (17). O resultado é o melhor para o mês nos últimos três anos, e ficou ligeiramente acima do esperado pelo mercado (110 mil).
O desempenho é março ficou inferior aos 123.446 empregos gerados em fevereiro e acima das 111.746 vagas abertas em março de 2012, nos dados sem ajustes.
Como o nível de emprego subiu, eles, na manchete não mostraram isso, limitando-se a mostrar o número: isso foi bom ou ruim? Aí, lá pra baixo, eles dão parcialmente o bracinho a torcer, fazendo comparações tanto positivas, quanto negativas!

São Paulo gerou mais de um terço dos novos empregos do país em março.

Ainda sobre março, o destaque é dado para o estado de São Paulo. Coincidência? 
É, eu também acredito em bruxas... 


Dados do Caged estimulam ajuste de alta dos juros futuros

SÃO PAULO - O breve ajuste de alta do mercado brasileiro de juros futuros visto na quarta-feira ganha reforço nesta quinta-feira. Os contratos de Depósitos Interfinanceiros (DIs) sobem em bloco na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), com movimentos mais expressivos na ponta mais longa da curva, preferência de investidores estrangeiros.
Por volta das 12h, o DI de abertura de 2013 apresentava alta de 0,02 ponto percentual, a 9,22%, o de janeiro de 2014 subia 0,04 ponto, a 9,67%, e o do início de 2015 avançava 0,06 ponto, a 10,19%.
Além disso, os contratos de abertura de 2016 e 2017 ganhavam 0,06 ponto cada, respectivamente, a 10,53% e 10,69%.
Entre os contratos de vencimentos mais curtos, o de abril de 2012 mantinha taxa de 9,98%, enquanto o de julho registrava acréscimo de 0,01 ponto, a 9,52%, e o de outubro avançava 0,01 ponto, a 9,30%.
Destaque da agenda, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontaram a criação de 118,8 mil empregos formais em janeiro, número um pouco acima do esperado, embora 21,8% menor que o volume de postos formais gerados em igual mês de 2011. 

Esta, sobre o mês de janeiro foi sensacional!!! Para se saber qual o número de empregos criados, -que foi positivo em janeiro- nós temos que ler o artigo inteiro, coisa que o brasileiro médio não faz mesmo. 
E, a matéria deixa bem claro que o número de empregos, que aumentou em relação ao esperado, criou uma expectativa no "deus mercado" de alta dos juros.

Se você acha que isso é ser "isento" e que a diferenciação de tratamento para boas e más notícias para o governo é mera coincidência, tudo bem.
Eu não acho, MESMO!
Beijim´s
Zécarlos  

Nenhum comentário:

Postar um comentário