quinta-feira, 7 de novembro de 2013

LEILÃO DE LIBRA - LEILÃO DE LIBRA - LEILÃO DE LIBRA
Minha modestíssima opinião:
Muito se discute, sob os aspectos técnicos, financeiros e políticos acerca do leilão do campo de Libra, tido como uma das maiores reservas petrolíferas do mundo e a maior até agora descoberta em área de pré-sal (ou seria préssal?).
Muitos, da oposição lógico, tentam assemelhar a operação às "privatarias" dos tucanos, mas isso é facílimo, a exemplo das concessões de estradas e aeroportos, recentemente efetuadas pelo governo Dilma, derrubar.
Senão vejamos: fosse igual ao que foi feito nos (des)governos tucanos, seria fácil comparar à venda da Vale, também uma empresa extratora de recursos naturais finitos, no caso, principalmente o minério de ferro.
A partilha do petróleo prevê, além do preço a ser pago pela concessão, de R$ 15 bi, um pagamento de 41,25% em petróleo, de tudo o que for extraído, enquanto houver petróleo por lá.
No pronunciamento da presidente Dilma, aproximadamente 85% do negócio, em óleo, royalties, tributos, etc, vão ficar no Brasil.
Ainda hoje de manhã, durante o "reacionaríssimo" Jornal Gente da Rádio Bandeirantes, o comentarista ecônomico deles não contestou esses números.
As ações da Petrobrás, que estavam em queda, passaram a subir e fecharam o pregão em alta próxima de 5%
A Vale foi VENDIDA por R$ 3,3 bi e não se fala mais nisso!
Há uma "pequena" diferença aí, né?
E, prá quem não se lembra das concessões, que a tucanada tenta fazer igual às privatarias "delles", eu pergunto:
As concessões são por sua vez, feitas com prazos determinados para os bens voltarem à união. São 20, 25 ou 30 anos! Então, me respondam, por favor, quando a Vale, só para ficar no mesmo exemplo, mas poderiam ser outras tantas, vai voltar ao patrimônio público?
Percebeu a "diferencinha"?
O meu Brasil vai de vento em popa!
E o seu?
beijim´s

Nenhum comentário:

Postar um comentário